Coordenador : Rosane Valéria Viana Fonseca Rito
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 398401.2206.157418.27082023
Departamento/Setor: MND
Área Temática : Saúde
Tipo: Programa
Publico Alvo : Gestantes; mães e bebês; alunos de graduação e pós-graduação, profissionais de saúde e docentes.
Local de atuação: Redes sociais, por meio das plataformas digitais: Instagram: @mulheresapoiandoamamentacao Facebook: mulheresapoiandoamamentacao
Objetivo
Geral: promover o apoio online à população materno infantil por meio da ação do Grupo Mulheres Apoiando Mulheres na Amamentação Específicos: 1) Prestar atendimento online nas plataformas digitais Instagram e Facebook, por meio de plantões de apoio às gestantes e mães que estão amamentando; 2) Realizar lives no Instagram para promoção da amamentação e da alimentação saudável entre crianças e adolescentes; 3) Elaborar materiais de apoio para orientação sobre alimentação saudável nos meios digitais; 4) Potencializar a formação acadêmica por meio do ensino, pesquisa e extensão; 5) Fortalecer as ações de internacionalização e cooperação técnica junto à representantes da promoção, proteção e apoio à amamentação e à alimentação adequada e saudável dos países lusófonos.
Resumo
O programa Apoio online à população materno infantil: Grupo Mulheres Apoiando Mulheres na Amamentação (Grupo MAMA), da FNEJF, realizado em parceria com o Instituto de Nutrição e Faculdade de Enfermagem da UERJ, objetiva auxiliar gestantes e puérperas com dificuldades e dúvidas sobre amamentação e alimentação do bebê. Conta com consultoras (nutrição, enfermagem, fonoaudiologia e pediatria), que são professoras de universidades e profissionais de serviços públicos de saúde, e apoiadoras tecnológicas, que são estudantes universitárias do Rio de Janeiro. Por meio das redes sociais (Instagram® e Facebook®) ocorrem os atendimentos, nos quais são oferecidos orientações e apoio a partir do aconselhamento e de acordo com recomendações do Ministério da Saúde. As voluntárias se organizam em escala de plantão de segunda a domingo de 9 às 17 horas. Utilizam materiais autorais adaptados para a comunicação online (objetivos e de fácil compartilhamento). Por ocasião do terceiro aniversário do Grupo MAMA, a marca de 10.100 seguidores no Instagram foi alcançada. Quase 1000 atendimentos foram realizados nesse período e foram disponibilizadas mais de 450 materiais autorais nas plataformas sociais digitais. Além da extensão, o Grupo MAMA tem papel na Educação Continuada de profissionais de saúde. Vem sendo desenvolvido o Plano Integrado de Projetos de Investigação, reforçando o almejado tripé ensino-pesquisa-extensão. A cooperação internacional vem sendo realizada por meio de sessões de intercâmbio com representantes que promovem, protegem e apoiam a amamentação na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).